Reação de Régua
Manual de Avaliação
Tempo de Reação de Régua

O que é?

O Teste de Tempo de Reação com Régua é um instrumento prático e acessível que avalia a velocidade com que uma pessoa responde a estímulos visuais, fornecendo insights valiosos sobre a eficiência dos processos neurológicos subjacentes. A relação entre tempo de reação e habilidades cognitivas, como atenção e funções executivas, é especialmente importante para o desempenho acadêmico e a aprendizagem. Estudos demonstram que essa medida está intimamente ligada a funções cognitivas essenciais para o sucesso escolar, incluindo a memória de trabalho, o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva. Esse teste é particularmente indicado para detectar dificuldades atencionais e de coordenação motora em crianças e adolescentes, permitindo o desenvolvimento de estratégias personalizadas de intervenção educacional e terapêutica. 

Investimento: R$ 61,00

Informações por WhatsApp

FACULDADE
CENSUPEG

Excelência em Educação.

Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

Cursos atualizados e voltados para o mercado de trabalho.

Professores especializados e com experiência prática.

Instituição chancelada pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) desde 2014.

Por meio do Estágio Supervisionado, o acadêmico tem a oportunidade de atuar em um setting clínico com um paciente, desenvolvendo suas competências na prática.

Conheça mais sobre o teste


Objetivo

Avaliar o tempo de reação motora, associando-o a aspectos atencionais e funções executivas para detectar dificuldades de aprendizagem e elaborar intervenções educacionais e terapêuticas.


Material

Manual disponível nas versões impressa e digital, para uso em computador, tablet ou smartphone.


Uso profissional

Indicado para profissionais da saúde e educação, como psicopedagogos, neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores, que atuam com diagnóstico e intervenção em dificuldades de aprendizagem.


Aplicação

O teste pode ser aplicado em contextos clínicos e educacionais para diagnósticos, intervenções terapêuticas e apoio pedagógico, permitindo uma análise precisa das capacidades de resposta motora e de atenção do indivíduo.

Autores

Mariana Laurindo
Fabrício Bruno Cardoso

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (2002) e mestrado em Ciencia da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2007) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos -LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pai da Júlia (Jujuba) de 10 anos e da Luiza (Lulu) de 06 anos.

Monique H. Senna Schlickmann
Taís Carenzi

Professora de pós-graduação em Neuropsicopedagogia pela Faculdade CENSUPEG, especialista em diversas áreas da Educação e da Saúde. Graduada em Fisioterapia e Pedagogia, com experiência em Gestão Escolar, Neurologia Aplicada à Fisioterapia e Educação, e formação de professores pelo PNAIC, com ênfase em abordagens sobre dificuldades e transtornos de aprendizagem. Possui prática em Educação Especial na perspectiva inclusiva, além de experiência como docente no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Na Gestão Escolar, atua em coordenação pedagógica e como vice-diretora. É autora de artigos que relacionam Saúde e Educação e palestrante em eventos educacionais. Atua como assessora na função de leitora para a interpretação do livro Entrando no Clima, de Maju Coutinho, e colabora no projeto Brincando com Sons, material de intervenção pedagógica. 

Ramon Mattos Mendes
Washington Adolfo Batista

Mestre em Saúde Mental IPUB/UFRJ. Especialista em Treinamento Desportivo (UFRJ). Especialista em Educação e Reeducação Psicomotora (UERJ). Especialista em Neurociência aplicada a Aprendizagem (IPUB/UFRJ). Especialista em Docência da Educação Básica na disciplina de Educação Física (PRD/CPII). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica (CENSUPEG). Graduação em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Docente do Curso de Especialização Latu Sensu em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (CENSUPEG BRASIL). Docente do Curso de Bacharelado em Educação Física (CENSUPEG BRASIL). Membro do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG.