Programa Parental Neuropsicopedagógico
para crianças com TDAH

O que é?

Diante das demandas do mundo contemporâneo e das dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem nos mais diversos ambientes, em 2016 foi criado o Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos (LIEENP) da Faculdade CENSUPEG, voltado para atuar nas áreas de ensino, extensão e pesquisa das dificuldades de aprendizagem e transtornos do neurodesenvolvimento numa perspectiva neuropsicopedagógica. O LIEENP promove ações em diferentes estados do Brasil que permitem fechar a lacuna entre pesquisa e prática pedagógica, considerando de vital importância a transformação de salas de aula e ambientes educacionais a partir da evidência científica. Apresentamos, assim, a Escala de Triagem Visuomotora para Escolares (ETVE), um instrumento cientificamente validado, criado pelo LIEENp - Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos (LIEENP) da Faculdade CENSUPEG.

Investimento: R$ 61,00

Informações por WhatsApp

FACULDADE
CENSUPEG

Excelência em Educação.

Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

Cursos atualizados e voltados para o mercado de trabalho.

Professores especializados e com experiência prática.

Instituição chancelada pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) desde 2014.

Por meio do Estágio Supervisionado, o acadêmico tem a oportunidade de atuar em um setting clínico com um paciente, desenvolvendo suas competências na prática.

Conheça mais sobre o teste


Objetivo

Identificar fatores de risco no desenvolvimento de habilidades visuomotoras de escolares, através da percepção de professores e de responsáveis sobre o desempenho de sua criança em atividades do dia a dia.


Material

Ficha impressa ou digitalizada, lápis, borracha, computador ou ferramenta mobile.


Uso profissional

Profissionais da Saúde e Educação.


Aplicação

O teste deve ser aplicado com os professores e com os responsáveis da criança, em contexto escolar e, de forma individual, no contexto clínico em equipe interdisciplinar, seguindo as orientações das instruções de cada contexto.


Autores

Mariana Laurindo
Fabrício Bruno Cardoso

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (2002) e mestrado em Ciencia da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2007) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos -LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pai da Júlia (Jujuba) de 10 anos e da Luiza (Lulu) de 06 anos.

Monique H. Senna Schlickmann
Filipe Meneguelli Bonone

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Gama Filho (2000), Mestre em Neurologia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e Doutor em Ciências Neurologia/Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (2008); Pesquisador do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos -LIEENP da Faculdade CENSUPEG.

Ramon Mattos Mendes
Washington Adolfo Batista

Mestre em Saúde Mental IPUB/UFRJ. Especialista em Treinamento Desportivo (UFRJ). Especialista em Educação e Reeducação Psicomotora (UERJ). Especialista em Neurociência aplicada a Aprendizagem (IPUB/UFRJ). Especialista em Docência da Educação Básica na disciplina de Educação Física (PRD/CPII). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica (CENSUPEG). Graduação em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Docente do Curso de Especialização Latu Sensu em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (CENSUPEG BRASIL). Docente do Curso de Bacharelado em Educação Física (CENSUPEG BRASIL). Membro do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG.

Ramon Mattos Mendes
Alisson Padilha de Lima

Graduado em Bacharel e Licenciatura em Educação Física (ULBRA), Mestre em Envelhecimento Humano (UPF), Doutorando em Ciências do Sistema Musculoesquelético pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pesquisador do Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (LACRE/HCFMUSP) e do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada & Nutrição (FMUSP/EEFEUSP); Pesquisador do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos -LIEENP da Faculdade CENSUPEG.