A Escala de Triagem Neuropsicopedagógica de Memória Operacional (ETNMO) é um instrumento especializado que avalia de maneira prática e rápida a memória operacional de crianças e adolescentes, focando exclusivamente nessa habilidade sem interferência de outras funções cognitivas como linguagem complexa, praxia ou gnosia visual. Baseando-se na percepção de professores, responsáveis e dos próprios adolescentes, a ETNMO possibilita uma análise precisa do desempenho cotidiano em atividades escolares e sociais. Sua estrutura diferenciada, com versões específicas para diferentes faixas etárias, permite uma avaliação mais sensível ao estágio de desenvolvimento do indivíduo. A memória operacional é uma função essencial para a aprendizagem, organização e execução de tarefas, sendo fortemente associada ao sucesso escolar. Assim, a ETNMO torna-se uma ferramenta valiosa para a identificação precoce de dificuldades, permitindo intervenções educacionais e clínicas mais eficazes e personalizadas.
Investimento: R$ 61,00
Todo o valor será investido em pesquisas em Neuropsicopedagogia, para criação de instrumentos científicos de avaliação e intervenção.
Sustentabilidade e Inovação são valores da CENSUPEG.
Excelência em Educação.
Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
Cursos atualizados e voltados para o mercado de trabalho.
Professores especializados e com experiência prática.
Instituição chancelada pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) desde 2014.
Por meio do Estágio Supervisionado, o acadêmico tem a oportunidade de atuar em um setting clínico com um paciente, desenvolvendo suas competências na prática.
Rastrear e identificar dificuldades no funcionamento da memória operacional, possibilitando a detecção precoce de déficits que podem prejudicar o desempenho escolar e a adaptação social, para a elaboração de estratégias educacionais e terapêuticas personalizadas.
Manual disponibilizado em arquivo para uso na versão digital ou para impressão.
Indicada para profissionais da saúde e da educação, como psicopedagogos, neuropsicopedagogos, neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores e equipes clínicas multidisciplinares que atuam no diagnóstico, intervenção e apoio ao desenvolvimento cognitivo e escolar.
No contexto escolar, por professores que tenham contato contínuo com o aluno (mínimo de 200 minutos semanais).
No contexto clínico, por meio de equipe multidisciplinar, incluindo avaliações de professores e responsáveis.
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (2002) e mestrado em Ciencia da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2007) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos -LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pai da Júlia (Jujuba) de 10 anos e da Luiza (Lulu) de 06 anos.
Formada em 1993, na Faculdades Integradas São Camilo. Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, Membro do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos – LIEENP/CENSUPEG, Aplicadora do Método Sena de estimulação neurocognitiva com diversos cursos de extensão em Alfabetização, ABA, Processamento Auditivo.