O contexto atual no Brasil é preocupante e tem se tornado um desafio para o setor educacional, como comprovado por pesquisas. Diante desse cenário, nós autores, criamos a Escala Neuropsicopedagógica de Triagem das Habilidades da Aprendizagem Matemática (ENTHAM), que apoia-se nos estudos da Neuropsicopedagogia e na sondagem dos conteúdos essenciais para a aprendizagem matemática que um aluno de 6 a 9 anos necessita dispor. A carência por instrumentos de sondagem da aprendizagem matemática foi comprovada por nós autores, de acordo com levantamento bibliográfico. Essa escala, segundo aplicações realizadas em diversos estados brasileiros, com alunos dessa faixa etária já citada anteriormente, nos trouxe resultados bem satisfatórios quanto ao diagnóstico das dificuldades apresentadas pelos mesmos. Dessa forma, nossa triagem é um panorama para que os professores possam realizar intervenções e melhorar o ensino da matemática.
Através dos dados estatísticos coletados, entendemos que essa escala tem muito a agregar no ensino da matemática, podendo sim diminuir o fracasso escolar e auxiliar os professores em suas práticas em sala de aula.
Preocupados em tornar este instrumento de triagem robusto, ainda abordamos temáticas como: aprendizagem da matemática e funcionamento do cérebro com relação à matemática unindo os estudos da Neuropsicopedagogia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entendemos que ambos se relacionam e contribuem para que o ensino no nosso país evolua e proporcione aos alunos um ensino de qualidade em que todos têm este direito constituído por leis.
Investimento: R$ 109,00
Excelência em Educação.
Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
Cursos atualizados e voltados para o mercado de trabalho.
Professores especializados e com experiência prática.
Instituição chancelada pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) desde 2014.
Por meio do Estágio Supervisionado, o acadêmico tem a oportunidade de atuar em um setting clínico com um paciente, desenvolvendo suas competências na prática.
Identificar fatores de risco no desenvolvimento de habilidades essenciais da aprendizagem matemática de escolares, através da triagem realizada por professores e neuropsicopedagogo institucionais e clínicos com escolares do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Ficha impressa ou digitalizada, lápis, borracha, computador ou ferramenta mobile.
Exclusivo para Neuropsicopedagogos.
O teste deve ser aplicado com os professores e com os responsáveis da criança, em contexto escolar, de forma individual, e no contexto clínico em equipe interdisciplinar, seguindo as orientações das instruções de cada contexto.
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (2002) e mestrado em Ciencia da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2007) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos -LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pai da Júlia (Jujuba) de 10 anos e da Luiza (Lulu) de 06 anos.
Cursando Neuropsicopedagogia Clínica pela CENSUPEG (2022) e pós-graduada em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva pela CENSUPEG (2019). Possui especializações em Literatura (UNESP, 2002) e Metodologia do Ensino Superior (Uninter, 2011). Graduada em Pedagogia (Faculdade Campos Elíseos, 2020) e Letras - Língua Portuguesa (Unisagrado, 1998). É professora de Gramática e Literatura no Ensino Médio do Colégio Batista Brasileiro, com experiência em Língua Portuguesa, Redação e alfabetização. Atuou como corretora de redação no Objetivo. Desde 2020, é pesquisadora independente do LIEENP (CENSUPEG), focando em instrumentos para avaliação de habilidades matemáticas. Inscrita no CNPq, integra o GEPEDEME da UNESP.
Mestre em Saúde Mental IPUB/UFRJ. Especialista em Treinamento Desportivo (UFRJ). Especialista em Educação e Reeducação Psicomotora (UERJ). Especialista em Neurociência aplicada a Aprendizagem (IPUB/UFRJ). Especialista em Docência da Educação Básica na disciplina de Educação Física (PRD/CPII). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica (CENSUPEG). Graduação em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Docente do Curso de Especialização Latu Sensu em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (CENSUPEG BRASIL). Docente do Curso de Bacharelado em Educação Física (CENSUPEG BRASIL). Membro do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG.
Graduado em Bacharel e Licenciatura em Educação Física (ULBRA), Mestre em Envelhecimento Humano (UPF), Doutorando em Ciências do Sistema Musculoesquelético pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pesquisador do Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (LACRE/HCFMUSP) e do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada & Nutrição (FMUSP/EEFEUSP); Pesquisador do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos -LIEENP da Faculdade CENSUPEG.