
O contexto atual no Brasil é preocupante e tem se tornado um desafio para o setor educacional, como comprovado por pesquisas. Diante desse cenário, nós autores, criamos a Escala Neuropsicopedagógica de Triagem das Habilidades da Aprendizagem Matemática (ENTHAM), que apoia-se nos estudos da Neuropsicopedagogia e na sondagem dos conteúdos essenciais para a aprendizagem matemática que um aluno de 6 anos a 10 anos e 11 meses necessita dispor. A carência por instrumentos de sondagem da aprendizagem matemática foi comprovada por nós autores, de acordo com levantamento bibliográfico. Essa escala, segundo aplicações realizadas em diversos estados brasileiros, com alunos dessa faixa etária já citada anteriormente, nos trouxe resultados bem satisfatórios quanto ao diagnóstico das dificuldades apresentadas pelos mesmos. Dessa forma, nossa triagem é um panorama para que os professores possam realizar intervenções e melhorar o ensino da matemática.
Através dos dados estatísticos coletados, entendemos que essa escala tem muito a agregar no ensino da matemática, podendo sim diminuir o fracasso escolar e auxiliar os professores em suas práticas em sala de aula.
Preocupados em tornar este instrumento de triagem robusto, ainda abordamos temáticas como: aprendizagem da matemática e funcionamento do cérebro com relação à matemática unindo os estudos da Neuropsicopedagogia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entendemos que ambos se relacionam e contribuem para que o ensino no nosso país evolua e proporcione aos alunos um ensino de qualidade em que todos têm este direito constituído por leis.
Investimento: R$ 109,00
Todo o valor será investido em pesquisas em Neuropsicopedagogia, para criação de instrumentos científicos de avaliação e intervenção.
Sustentabilidade e Inovação são valores da CENSUPEG.


Excelência em Educação.
Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
Cursos atualizados e voltados para o mercado de trabalho.
Professores especializados e com experiência prática.
Instituição chancelada pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) desde 2014.
Por meio do Estágio Supervisionado, o acadêmico tem a oportunidade de atuar em um setting clínico com um paciente, desenvolvendo suas competências na prática.
Identificar fatores de risco no desenvolvimento de habilidades essenciais da aprendizagem matemática de escolares, através da triagem realizada por professores e neuropsicopedagogo institucionais e clínicos com escolares do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Ficha impressa ou digitalizada, lápis, borracha,
computador ou ferramenta
móbile.
O instrumento é indicado para a triagem de
escolares (6 anos a 10 anos e 11 meses) dos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental (do 1.º ao
5.º ano) da Educação Básica.
O teste deve ser aplicado com os professores
e com os responsáveis da criança, em contexto
escolar, de forma individual, e no contexto
clínico em equipe interdisciplinar, seguindo as
orientações das instruções de cada contexto.


Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (2002) e mestrado em Ciencia da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2007) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos -LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pai da Júlia (Jujuba) de 10 anos e da Luiza (Lulu) de 06 anos.

Mestra do Programa de Pós-graduação em Docência na Educação Básica da Universidade Estadual Paulista – UNESP – Câmpus de Bauru/SP. Possui Especialização em Neuropsicopedagogia Institucional (2020) e Neuropsicopedagogia Clínica (2023) pela CENSUPEG. Pedagoga. Graduada em Letras Português/Inglês e pesquisadora do LIEENP (Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos) da Faculdade CENSUPEG e pesquisadora do GEPEDEME (Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Moral e Educação) da UNESP.

Possui Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018) e pertence ao grupo de pesquisa LIEENP (Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos). Possui Especialização em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Censupeg (2020). É graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (2020). Possui Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (2013). É professor de Matemática, atuando no Ensino Fundamental II. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2011), sendo que durante os anos de (2010-2011) foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, financiado pela CAPES.